top of page
  • Foto do escritorLuis Cibantos

Planejamento Estratégico

Atualizado: 16 de jun. de 2023


Geralmente iniciamos a vida profissional no ápice da juventude e da imaturidade e, nesta fase, qualquer valor que ganhamos, temos a certeza de que ocorreu porque somos bons, somos os melhores e, por isso conquistamos o sucesso e, como somos jovens temos certeza que é apenas o começo e vamos produzir mais e ganhar mais, assim, no início não nos preocupamos com uma *potencial interrupção prematura da geração de renda*, com isso geralmente gastamos com futilidades antes das necessidades.


Na linha da vida, que consiste no capital gerado através da atividade profissional até a aposentadoria, temos que o trabalhador deve acumular de forma crescente e linear ao longo de sua carreira profissional, patrimônio suficiente para conquistar seus desejos e sonhos de forma tranquila e saudável, assim, se estabelecem 4 degraus a seguir para que isso ocorra:


Primeiro degrau – geração de renda


Através do trabalho, seja autônomo, seja empregado, o indivíduo deverá produzir receita, que após retirados os custos, o que sobra é lucro, desse lucro, parte deve ser empregado nos próximos degraus.


Segundo degrau - gerenciamento de risco


O segundo degrau visa proteger a geração de renda de potencial interrupção prematura da força de trabalho. Infelizmente, todos estamos expostos a fatos imprevisíveis, que podem afetar drasticamente a geração de renda e colocar em risco a trajetória profissional, tornando o futuro um caos. Formas de se gerenciar esse risco para se proteger das imprevisibilidades que podem arruinar o futuro ou desestabilizar a vida, temos a previdência e o seguro.


Terceiro degrau - acumular patrimônio


Após proteger a geração de renda da potencial interrupção prematura, se deve acumular patrimônio e, não apenas consumir o que ganha como se cada dia fosse o último, porque se não o for, quando for engolido pela nova geração que chegará com o mesmo folego que quando começou, não conseguirá ou encontrará dificuldade para compor um patrimônio consistente para o realizar os sonhos que pretendia. Na acumulação de patrimônio, se deve estabelecer um percentual de seus ganhos para investir em algo sólido, rentável e seguro que no futuro possa lhe proporcionar uma renda passiva.


Quarto degrau - conquista


Quando chegar neste degrau, já estará com uma certa idade e, se seguiu fielmente cada degrau, poderá se aposentar e escolher entre realizar os sonhos ou continuar trabalhando, mas com maior tranquilidade, talvez só por hobby. Esse é o degrau máximo de uma vida financeira bem planejada com sucesso e maestria para conquistar os mais belos sonhos e curtir a família e os amigos com dignidade e saúde.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logo Whzat personalizado.png
bottom of page